Banco de Dados Internacional sobre Fortificações é referendado em Congresso no México

09/09/2015 13:24
Arquiteto Roberto Tonera apresenta banco de dados no Congresso

Arquiteto Roberto Tonera apresenta banco de dados no Congresso

No I Congresso Internacional de Arquitetura Militar e Gestão de Patrimônios Fortificados, que ocorreu entre os dias 24 e 28 de agosto, em Veracruz, no México, a plataforma fortalezas.org foi ratificada pelo comitê internacional do ICOFORT/ICOMOS como base de dados oficial a ser adotada por seus membros e recomendada a todos os especialistas da área. No Congresso ocorreu também o quarto evento de lançamento do livro “As Defesas da Ilha de Santa Catarina e do Rio Grande de São Pedro em 1786”, organizado por Mário Mendonça de Oliveira, professor da Universidade Federal da Bahia, e por Roberto Tonera, arquiteto do Projeto Fortalezas da UFSC.

A base de dados começou a ser desenvolvida em 2002 pelo Projeto Fortalezas Multimídia da UFSC, sob a coordenação do arquiteto Roberto Tonera. A plataforma foi publicada em 2008 e, desde então, é a principal ferramenta de pesquisa e divulgação de informações sobre fortificações ao redor do mundo. Com o anúncio do fortalezas.org como banco de dados adotado mundialmente, um workshop internacional organizado pelo ICOFORT voltado ao uso otimizado dessa plataforma será ministrado em breve por Tonera.

Durante o Congresso, quatorze membros do ICOFORT (Comitê Científico Internacional sobre Fortificações e Patrimônio Histórico Militar), organismo ligado ao ICOMOS (International Council on Monuments and Sites), foram agraciados com o título de “visitante distinguido” da cidade de Veracruz. O arquiteto Roberto Tonera, da UFSC, foi um dos homenageados.

Outras informações sobre as fortalezas mantidas pela UFSC estão disponíveis em www.fortalezas.ufsc.br/fortalezas. Para conhecer melhor as demais fortificações de Santa Catarina, do Brasil e de diversos outros países, acesse o Banco de Dados Internacional Sobre Fortificações, plataforma digital também desenvolvida na UFSC e disponível em www.fortalezas.org

Poliana Dallabrida Wisentainer/Estagiária de Jornalismo do Projeto Fortalezas UFSC

 

 

Comments