Autores lançam em Salvador nova edição de “As Defesas da Ilha de Santa Catarina e do Rio Grande de São Pedro em 1786”

03/09/2015 15:12

11845065_870213066399668_3799054908221765457_oNo dia 11 de setembro, próxima sexta-feira, na Escola Politécnica de UFBA (Universidade Federal da Bahia), às 17 horas, ocorrerá o lançamento em Salvador da segunda edição do livro “As Defesas da Ilha de Santa Catarina e do Rio Grande de São Pedro em 1786”. A obra, organizada por Roberto Tonera, arquiteto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Mário Mendonça de Oliveira, arquiteto e professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), contextualiza um documento do século XVIII sobre as fortificações de Santa Catarina e Rio Grande do Sul

O documento é um dos mais antigos e importantes da história das fortificações de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. O manuscrito, reproduzido em fac-símile no livro, foi escrito pelo engenheiro militar José Correia Rangel, no século XVIII. O documento reúne listas de armamentos e de guarnições militares, além de conter dezenas de aquarelas dos uniformes e das fortificações então existentes nessa região do Sul do país. Para mais informações, confira a matéria completa sobre a segunda edição do livro.

Serviço

O quê: Lançamento da segunda edição do livro “As Defesas da Ilha de Santa Catarina e do Rio Grande de São Pedro em 1786”, de Roberto Tonera e Mário Mendonça de Oliveira. Acesse aqui página do evento no Facebook.
Onde: Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia. Rua Aristides Novis, nº 02, Federação, Salvador/BA
Quando: 11 de setembro, 17 horas.
Quanto: Gratuito.

Confira a galeria de fotos dos eventos de lançamento já realizados

Três eventos já foram realizados para o lançamento da segunda edição do livro e CD-ROM, nas cidades de Florianópolis, Rio de Janeiro e no I Congresso Internacional de Arquitetura Militar e Gestão de Patrimônios Fortificados, em agosto, no México. Abaixo você pode conferir as fotos do lançamento em Florianópolis, no hall da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina, no Rio de Janeiro, na Livraria da Travessa, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e em Veracruz, no México.

Saiu na Mídia: confira matérias publicas em portais da internet sobre os eventos de lançamento da segunda edição do livro

Lançamento em Salvador:
Instituto Geográfico e Histórico da Bahia
O MinC e a Plural Cultural convidam para o lançamento da 2ª edição do livro
Publicado em: 1/09/2015

Agenda UFBA (Universidade Federal da Bahia)
Noite de Autógrafos do livro “As Defesas da Ilha de Santa Catarina e do Rio Grande de São Pedro em 1786″

Lançamento nas outras cidades:
Ujá (Universidade Já) – TV UFSC
Publicado em: 16/07/2015

AGECOM (Agência de Comunicação da UFSC)
Livro “As defesas da Ilha de Santa Catarina e do Rio Grande de São Pedro em 1786” será lançado nesta quarta