Voluntários participam de Mutirão Verde na Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba

26/08/2015 15:02

DSCF0156Na última quinta-feira, 20 de gosto, 120 voluntários, entre militares, estudantes, servidores da Universidade e membros do Projeto Fortalezas da UFSC participaram do “Mutirão Verde no Espaço Cultural Sítio Histórico Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba”, no Sul da Ilha de Santa Catarina. O evento foi promovido pela 14ª Brigada de Infantaria Motorizada de Florianópolis, Brigada Silva Paes, e pelo Projeto Fortalezas da Secretaria de Cultura da UFSC. O Comando do Exército Brasileiro em Santa Catarina, na figura do general Richard Fernandez Nunes, apresentou ao público presente a placa com informações sobre a Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba e anunciou a fortificação como o mais novo espaço cultural administrado pelos militares.

Na chegada à Ilha, os voluntários tiveram o auxílio do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e do pescador Baião, nativo de Florianópolis e profundo conhecedor dos mares daquela região. Em botes infláveis, todos aportaram na Ilha e começaram a recolher o lixo acumulado na fortificação. O lixo recolhido encheu mais de quinze sacos de cem litros.  Paralelamente, os soldados do Exército Brasileiro faziam o corte da vegetação que crescia ao redor das ruínas da Fortaleza de Araçatuba. Ao final do mutirão, Roberto Tonera, arquiteto do Projeto Fortalezas da UFSC, percorreu com os militares e civis a fortificação, explicando a história e ressaltando a importância em preservar e difundir os conhecimentos sobre a fortaleza.

Com a criação desse espaço histórico, a fortaleza será restaurada pelo Exército, proprietário do imóvel e responsável pela fortificação, e contará com a infraestrutura necessária para receber visitantes, como atracadouros para as escunas, espaço de recepção, banheiros. Espera-se que a rota de visitação às fortalezas, que atualmente é de 140 mil visitantes por ano em Anhatomirim, São José da Ponta Grossa e Santo Antônio de Ratones, todas ao norte da Ilha, seja estendida à fortificação ao Sul de Florianópolis também.

Para mais informações, veja a matéria completa sobre o Espaço Cultural Sítio Histórico Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba. Abaixo você confere as fotos do Mutirão.

Outras informações sobre as fortalezas mantidas pela UFSC estão disponíveis em www.fortalezas.ufsc.br/fortalezas. Para conhecer melhor as demais fortificações de Santa Catarina, do Brasil e de diversos outros países, acesse o Banco de Dados Internacional Sobre Fortificações, plataforma digital também desenvolvida na UFSC e disponível em www.fortalezas.org

SAIU NA MÍDIA: matérias sobre o Mutirão Verde na TV e no impresso

SBT – Jornal do Meio Dia
Exército e voluntários fazem mutirão de limpeza na região do Forte de Araçatuba

RIC RECORD – Jornal Meio Dia Florianópolis
Fortaleza da Ilha de Araçatuba conta um pouco da história do Brasil

Jornal Notícias do Dia
Fortaleza de Araçatuba, no Sul da Ilha de Santa Catarina, receberá restauração definitiva
Publicado em 22/08/2015, no online e no jornal impresso.

foto_clipagem_ND (3) foto_clipagem_ND (1)foto_clipagem_ND (2)

Jornal Hora de Santa Catarina e Diário Catarinense
Coluna Os Manés: ilha de Araçatuba, no suli do suli, vai ser reaberta em Florianópolis
Publicado em 25/08/2015, no online e no jornal impresso.
foto_clipagem_Hora

AGECOM (Agência de Comunicação da UFSC)
Mutirão Verde na ilha de Araçatuba marca retomada de sítios históricos

PORTAL Corpo de Bombeiros/SC