Arquiteto do Projeto Fortalezas lança livro em congresso no México

14/08/2015 20:43
A segunda edição do livro foi lançada em julho, pela EdUFSC

No dia 26, quarta-feira, a segunda edição do livro “As Defesas da Ilha de Santa Catarina e do Rio Grande de São Pedro em 1786” será apresentado à comunidade de pesquisadores sobre fortificações no “I Congresso Internacional de Arquitetura Militar e Gestão de Patrimônio Fortificado“, em Verucruz, no México. A publicação é organizada por Roberto Tonera, arquiteto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Mário Mendonça de Oliveira, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Desde julho deste ano, o livro já foi apresentado ao público em Florianópolis e no Rio de Janeiro. Após Veracruz, Salvador e São Francisco do Sul são as próximas cidades onde a segunda edição da obra será lançada.

No livro, o arquiteto do Projeto Fortalezas da UFSC, Roberto Tonera, detalha e contextualiza o documento elaborado no século XVIII pelo engenheiro militar José Correia Rangel sobre as fortificações em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. O manuscrito, reproduzido em fac-símile no livro, reúne listas de armamentos e de guarnições militares, e dezenas de aquarelas dos uniformes e das fortificações então existentes nessa região do Sul do país. “Mesmo sendo um dos mais importantes documentos sobre fortificações no Brasil, era um manuscrito árido, de difícil compreensão sem a contextualização e as notas explicativas e imagens que acrescentamos ao códice original”, afirma Tonera.

Durante o evento, ocorrerá também a reunião anual do ICOFORT (Comitê Científico Internacional sobre Fortificações e Patrimônio Histórico Militar), organismo ligado ao ICOMOS/UNESCO (International Council on Monuments and Sites), onde serão discutidas estratégias para ampliar e aperfeiçoar o Banco de Dados Internacional Sobre Fortificações – www.fortalezas.org – plataforma digital colaborativa desenvolvida na UFSC e coordenada pelo arquiteto Roberto Tonera. Disponível na internet desde 2008, a plataforma é a única base de dados unificada sobre essa temática e foi referendada internacionalmente pelo Comitê.

Além de Tonera, que será o responsável pela apresentação do livro e do banco de dados no Congresso, também participam do evento o pesquisador Adler Homero Fonseca de Castro, historiador que participou como consultor do livro, e José Claudio dos Santos Jr, diretor da Plural Cultural, proponente do projeto de publicação da obra junto ao MinC (Ministério da Cultura) e atual presidente no Brasil do ICOFORT.

congresso