Biguaçu recebe mostra itinerante sobre fortificações
A mostra itinerante sobre o “Sistema Defensivo da Ilha de Santa Catarina”, após passar por Garopaba, retorna a Biguaçu onde permanece até 31 de março de 2017, no Museu Etnográfico Casa dos Açores (BR 101, Km 189, sentido sul, em São Miguel – Biguaçu). A exposição é composta por fotografias e maquetes das fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim, Santo Antônio de Ratones e São José da Ponta Grossa, réplicas de canhão e trajes militares e civis do século XVIII, além de sete painéis com textos, mapas e imagens sobre o tema.
A exposição é uma realização da Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina da Secretaria de Cultura e Arte da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), instituição responsável pela gestão e manutenção das fortalezas da Baía Norte, e conta com o apoio do Museu Etnográfico Casa dos Açores da Fundação Catarinense de Cultura. A entrada para a mostra é gratuita, e o horário de funcionamento da exposição é de terça-feira à domingo, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
![](http://cidadesfortificadas.paginas.ufsc.br/files/2016/11/foto_joi_expo_fortalezas_2016-19.jpg)
Maquetes, fotografias, réplicas de canhão, trajes militares e civis do século XVIII e painéis informativos compõem a exposição. Crédito: Joi Cletison
Contatos para solicitar a exposição itinerante podem ser realizados por meio do telefone (48) 3721-8302 ou pelo e-mail: fortalezas@contato.ufsc.br
O Sistema Defensivo da Ilha de Santa Catarina
O Sistema Defensivo da Ilha de Santa Catarina é assunto também do livro “As defesas da Ilha de Santa Catarina e do Rio Grande de São Pedro em 1786”, – organizado por Roberto Tonera e Mário Mendonça de Oliveira, e do Banco de Dados Internacional sobre Fortificações, – coordenado também pelo arquiteto Roberto Tonera.
Museu Etnográfico Casa dos Açores
A Casa dos Açores, construída no século XIX, abriga o Museu Etnográfico, no município de Biguaçu. Distante cerca de 20 quilômetros do centro de Florianópolis, é um dos mais esplêndidos registros do apogeu da colônia açoriana-madeirense da localidade de São Miguel. A Casa dos Açores é administrada pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC). O imóvel foi adquirido pelo Governo do Estado de Santa Catarina em 1978, e passou por restauração para se transformar em museu, inaugurado no dia 4 de março de 1979.
O museu forma, junto com a Igreja de São Miguel Arcanjo, a chácara e os arcos do antigo aqueduto, um belo conjunto arquitetônico. Conta com acervo de móveis, roupas e outras peças que visam à preservação e ao estudo da cultura açoriana. O espaço serve também para divulgar obras de autores catarinenses e exposições, além de contar com a comercialização de artesanato local.
Evento: Exposição Sistema Defensivo da Ilha de Santa Catarina
Local: Museu Etnográfico Casa dos Açores (BR 101, Km 189, sentido sul, em São Miguel – Biguaçu)
Data: 09 de novembro de 2016 a 31 de março de 2017
Horário: 8h às 12h e 13h às 17h
Valor: Entrada Gratuita
Realização: Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina/SeCArte/UFSC e Museu Etnográfico Casa dos Açores da Fundação Catarinense de Cultura
Informações sobre a visitação: Museu Etnográfico Casa dos Açores da Fundação Catarinense de Cultura ( www.fcc.sc.gov.br/casadosacores – came@fcc.sc.gov.br – (48) 3665-6195) / Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (www.fortalezas.ufsc.br – fortalezas@contato.ufsc.br – (48) 3721-8302)
Galeria de imagens da mostra itinerante (fotos: acervo da Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina)
A mostra itinerante sobre o “Sistema Defensivo da Ilha de Santa Catarina” já esteve em diversas cidades como São José (SC), Biguaçu (SC), São Francisco do Sul (SC), Garopaba (SC) e Torres (RS). Confira algumas imagens da mostra nestas cidades:
Comments