Garopaba recebe mostra itinerante sobre fortificações

28/09/2016 13:27

expo_IFSC_Garopaba_2016-1
A mostra itinerante sobre o “Sistema Defensivo da Ilha de Santa Catarina” permanece em Garopaba de 05 de outubro a 04 de novembro de 2016, no Instituto Federal de Santa Catarina (Campus Garopaba: Rua Maria Aparecida Barbosa, 153 – Campo D’Una – Garopaba/SC). A exposição é composta por fotografias e maquetes das fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim, Santo Antônio de Ratones e São José da Ponta Grossa, réplicas de canhão e trajes militares e civis do século XVIII, além de sete painéis com textos, mapas e imagens sobre o tema.


A exposição é uma realização da Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina da Secretaria de Cultura e Arte da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), instituição responsável pela gestão e manutenção das fortalezas da Baía Norte, e conta com o apoio do Instituto Federal de Santa Catarina. A entrada para a mostra é gratuita, e o horário de funcionamento da exposição é de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h.

O Sistema Defensivo da Ilha de Santa Catarina

O Sistema Defensivo da Ilha de Santa Catarina é assunto também do livro “As defesas da Ilha de Santa Catarina e do Rio Grande de São Pedro em 1786”, – organizado por Roberto Tonera e Mário Mendonça de Oliveira, e do Banco de Dados Internacional sobre Fortificações, – coordenado também pelo arquiteto Roberto Tonera.
O IFSC TV produziu uma matéria que aborda a história do sistema defensivo da Ilha de Santa Catarina e suas fortificações. O vídeo está disponível no Youtube: confira a matéria aqui.

Contatos para solicitar a exposição itinerante podem ser realizados por meio do telefone (48) 3721-8302 ou pelo e-mail: fortalezas@contato.ufsc.br


Evento: Exposição Sistema Defensivo da Ilha de Santa Catarina
Local: Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Garopaba (Rua Maria Aparecida Barbosa, 153 – Campo D’Una – Garopaba/SC)
Data: 05 de outubro a 04 de novembro de 2016
Horário: Das 9h às 21h, de segunda a sexta-feira
Valor: Entrada Gratuita
Realização: Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina/SeCArte/UFSC e Instituto Federal de Santa Catarina
Informações sobre a visitação: IFSC (www.ifsc.edu.br) / Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (www.fortalezas.ufsc.br – fortalezas@contato.ufsc.br – (48) 3721-8302)

Galeria de imagens da mostra itinerante
A mostra itinerante sobre o “Sistema Defensivo da Ilha de Santa Catarina” já esteve em diversas cidades como São José (SC), Biguaçu (SC), São Francisco do Sul (SC) e Torres (RS), confira imagens da mostra nestas cidades:

Palestra_exposicao_Biguacu_01  

 expo_IFSC_SJ_5  


LEIA MAIS
Palestra na UFSC sobre o Sistema Defensivo da Ilha de Santa Catarina
Instituto Federal de Santa Catarina recebe exposição sobre fortificações
Arquiteto da UFSC recebe a “Medalha do Pacificador”
Doação de livro sobre fortificações

 

 

Comments