Palestra sobre o Sistema Defensivo da Ilha de Santa Catarina

21/09/2016 13:48

capa_palestra-minArquiteto da UFSC, Roberto Tonera, realiza palestra sobre o Sistema Defensivo da Ilha de Santa Catarina no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). A palestra que é aberta ao público acontece no dia 23 de setembro as 9h40 no auditório do IFSC (Campus São José: Rua José Lino Kretzer, 608 – Praia Comprida, São José- SC). Tratando sobre o Sistema Defensivo da Ilha de Santa Catarina – as fortificações existentes e as desaparecidas –, a palestra complementa a mostra itinerante que desde o dia 29 de agosto está no IFSC (Campus São José).

O Sistema Defensivo da Ilha de Santa Catarina

O Sistema Defensivo da Ilha de Santa Catarina é tema não somente da palestra e da exposição, como também do livro “As defesas da Ilha de Santa Catarina e do Rio Grande de São Pedro em 1786”, – organizado por Roberto Tonera e Mário Mendonça de Oliveira, e do Banco de Dados Internacional sobre Fortificações, – coordenado também pelo arquiteto Roberto Tonera. O IFSC TV produziu uma matéria sobre a mostra itinerante. O vídeo disponível no YouTube traz a história do sistema defensivo da Ilha de Santa Catarina e suas fortificações. Confira a matéria completa aqui!

A exposição

expo_IFSC_SJ_1A exposição é composta por fotografias e maquetes das fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim, Santo Antônio de Ratones e São José da Ponta Grossa, réplicas de canhão e trajes militares e civis do século XVIII, além de sete painéis com textos, mapas e imagens sobre o tema. A mostra é uma realização da Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina da Secretaria de Cultura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), instituição responsável pela gestão e manutenção das fortalezas da Baía Norte, e conta com o apoio do Instituto Federal de Santa Catarina. A exposição permanece no Campus de São José até o dia 30 de setembro, a entrada para a mostra é gratuita, e o horário de funcionamento da exposição é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h. Depois desse período em São José, a mostra segue para o Campus de Garopaba do IFSC (Rua: Maria Aparecida Barbosa, 153 – Campo D’Una – Garopaba/SC), e permanece em exposição do dia 05 de outubro a 04 de novembro. A visitação que é gratuita poderá ser feita de segunda à sexta-feira, das 9h às 21h.

Evento: Palestra sobre o Sistema Defensivo da Ilha de Santa Catarina realizada pelo arquiteto da UFSC Roberto Tonera

Local: Auditório do Instituto Federal de Santa Catarina – Campus São José – (Rua José Lino Kretzer, 608 – Praia Comprida, São José- SC)

Data: 23 de setembro de 2016

Horário: 9h40

Valor: Entrada Gratuita

Realização: Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina/SeCArte/UFSC e Instituto Federal de Santa Catarina

Informações sobre a palestra: Roberto Tonera – por email: roberto.tonera@ufsc.br ou por telefone: (48) 3721-5118, (48) 9963-6324 / Professora Ana Paula Pruner de Siqueira – por email: ana.pruner@ifsc.edu.br.

LEIA MAIS:Instituto Federal de Santa Catarina recebe exposição sobre fortificações

Arquiteto da UFSC recebe a “Medalha do Pacificador”

Doação de livro sobre fortificações