Últimos exemplares de livro sobre fortificações estarão em oferta na 18ª edição da Festa do Livro da USP

22/11/2016 22:10

capa_livroAcontece nos dias 22, 23, 24 e 25 de novembro de 2016 a Festa do Livro da Universidade de São Paulo (USP). A Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC)  participa da 18ª edição do evento que tem como propósito unir editoras e leitores, dispondo livros de qualidade, com desconto mínimo de 50%. O livro “As defesas da Ilha de Santa Catarina e do Rio Grande de São Pedro em 1786” estará entre as obras em destaque ofertadas pela Editora da UFSC durante o evento.

A Festa do Livro
A Festa é organizada anualmente pela Editora da USP (Edusp) desde 1999. Quando o evento surgiu, as editoras que participavam eram voltadas para o meio acadêmico. Hoje, das 155 presentes, 51 são acadêmicas, 36 são de obras gerais, 19 atendem ao público infanto-juvenil e as outras 49 abordam assuntos variados. Nas 17 edições anteriores, cerca de 1.996.500 livros foram vendidos. Para este ano, a previsão é que passem pela Festa cerca de 240 mil pessoas. O evento acontece na Av. Prof. Mello Moraes, travessa C, entre a Raia Olímpica e Praça do Relógio Solar, na Cidade Universitária, São Paulo.

A EdUFSC
A EdUFSC faz parte do conjunto de 155 editoras que têm presença confirmada no evento. Fundada há 35 anos, a Editora da UFSC é um selo nacionalmente consolidado, com importantes serviços prestados à vida científica e cultural brasileira. O livro “As defesas da Ilha de Santa Catarina e do Rio Grande de São Pedro em 1786” faz parte dos mais 1,2 mil títulos que já foram publicados pela Editora, e dos que serão vendidos durante o evento.

As defesas da Ilha de Santa Catarina e do Rio Grande de São Pedro em 1786
A autoria da obra é dos arquitetos Roberto Tonera, da Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (SeCArte/UFSC), e Mário Mendonça de Oliveira, da UFBA. Essa publicação busca contribuir para a pesquisa sobre o cotidiano da vida militar nos fortes e vilas da segunda metade do século XVIII, para o estudo das fortificações portuguesas no Brasil, para a compreensão das origens históricas dos dois estados do Sul, bem como para a valorização de nossa memória e do nosso patrimônio cultural.

Sua primeira edição ocorreu em setembro de 2011, com apoio da Lei Municipal de Apoio à Cultura (Florianópolis), e patrocínio da Unimed Grande Florianópolis. Sua tiragem de mil exemplares foi integralmente distribuída de forma gratuita. A segunda edição revisada (224 páginas, capa dura, ilustrado, colorido, com glossário e CD-ROM encartado) aconteceu em julho de 2015, e contou com lançamentos em Florianópolis, Rio de Janeiro, Salvador e Veracruz (México). Essa nova edição da obra contou com o patrocínio do Programa Mecenas, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura/Governo Federal, e o apoio cultural do Exército Brasileiro, por intermédio de sua Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural, e da Fundação Cultural Exército Brasileiro.

O projeto de reedição, proposto ao MinC pela Plural Cultural, possibilitou a produção de uma tiragem de dois mil exemplares, dos quais metade foi destinada à doação para diversas instituições sem fins lucrativos e para alunos carentes. Os outro 50% dos exemplares estão sendo disponibilizados ao público, a preço de custo, no estande da Editora da UFSC na Festa do Livro da USP. O livro também pode ser adquirido nas livrarias parceiras: Dois Por Quatro e Livros & Livros.